terça-feira, 26 de novembro de 2013

A vistoria

Fomos chamados pela construtora a comparecer em plena quarta-feira pela manhã ao seu escritório a fim de pagar a averbação. No dia em questão, meu noivo foi sozinho (eu não faria diferença nenhuma neste dia) e, para a minha surpresa, ele me liga sugerindo alguns horários para a entrega das chaves, para a mesma semana ou na próxima.
Como assim??? Ainda faltavam dois meses para o prazo de entrega,e  já iam entregar? Quase não acreditei, e como sou a pessoa mais ansiosa do mundo, perguntei ao meu chefe na hora se ele me liberava dali a dois dias para fazer a vistoria. E como eu tenho o melhor chefe do mundo, ele liberou!
Mesmo passando próximo ao prédio quase todos os dias (calma gente, não é tanta curiosidade assim, tá? É caminho para o trabalho...), não dava para notar o capricho com que ele foi feito, fato este que nos deixou impressionados logo na entrada.


Entrada de pedestres

Gente, tem um jardim logo de cara! Do lado direito as flores são amarelas e do lado esquerdo são azuis. são pequeninas e graciosas. Neste momento também notamos a imponência do prédio: uma única torre de 14 andares, que dá para ser vista de vários pontos da cidade. Eu tenho um amigo que diz "já sei Bianca, daqui também dá para ver seu apartamento...", rsrsrs. Será que estou empolgada?
O projeto não constava este piso no parte externa. Seria somente cimento "pintado", mas eles resolveram caprichar e colocaram pedra-sabão, que na minha opinião fez toda a diferença!

Adivinha qual é o meu?

O terreno tinha algumas palmeiras enormes, que foram remanejados e plantados ao redor do prédio. Além disso, também colocaram algumas pequenas no paisagismo.

Pedra-sabão e entrada do prédio



Já contei aqui sobre os sentimentos no dia da vistoria. Simplesmente parecia que eu estava pisando nas nuvens! Não dava para acreditar que eu tinha um teto para chamar de meu!
O pessoal da construtora foi muito atencioso conosco e resolvia as coisas imediatamente.
Para quem precisar fazer uma vistoria no imóvel, seguem algumas dicas:


Há sites que sugerem levar um espelhinho para olhar se a porta está pintada na parte superior e inferior, e balde ou bacia para verificar a queda d'água no banheiro e ver se a água fica empoçada. Não levei nenhum destes! Para mim, a pintura em cima e embaixo da porta é um detalhe que pouco importa (e no final resolvemos pintar as portas com outro tipo de tinta), e não queria aparecer no apartamento com um balde. Por isso optei por levar uma garrafa de água mineral. Foi mais que suficiente para fazer o teste!

Banheiro

O único problema que encontramos no banheiro foi a janela que enroscava e não abria totalmente.


Na cozinha havia um pequeno vazamento no sifão da pia, que foi rapidamente resolvido, foi necessário somente um aperto.
No apartamento todo foram encontradas algumas falhas na pintura, mas o pintor veio na hora e resolveu todos os problemas!

Dobradiça do escritório suja de tinta

Pintura externa com falha na janela do quarto de casal

Porta da cozinha com a tinta descascando

Rodapé da cozinha com falhas na pintura

Espelhos sujos de tinta na parte superior

Todos os detalhes encontrados eram quase insignificantes, e muitos deles seriam até modificados com as nossas reformas (isso nem passava pela nossa cabeça no momento da vistoria), mas os pontos marcantes mesmo foram dois revestimentos trincados na parte superior da cozinha e a janela do banheiro que "enguiçava".



Dois revestimentos lascados 

Depois de duas horas terminamos a vistoria. Sobre os defeitos encontrados a construtora nos deu duas opções:

1. Marcar outra vistoria para que eles resolvessem os problemas;
2. Assinar a entrega das chaves e confiar que a mesma solucionaria os problemas encontrados.

Escolhemos a opção número 2 e deixamos uma cópia da chave com eles. No outro dia os revestimentos já estavam sendo trocados e ficaram perfeitos (eu esqueci de tirar foto depois de pronto).

Novo revestimento

Em menos de uma semana o problema da janela também estava resolvido. O pessoal da construtora esteve no prédio dando os toques finais por um mês, e podíamos até conversar com o engenheiro responsável!
Neste dia tomamos conta de que o sonho virara realidade e que aparentemente não seria possível conseguirmos um empreendimento de tanta qualidade ao preço de muitos empreendimentos "meia-boca" que são encontrados por aí. O manual do proprietário é super detalhado e contém todas as informações necessárias, inclusive de todos os produtos e fornecedores utilizados na construção e acabamento.
Graças a Deus não tivemos problemas com prazos de entrega ou documentação: a construtora se encarregou de tudo, desde o agendamento com a Caixa, a averbação até a emissão do Habite-se e o registro em cartório. Ou seja: não tivemos dor de cabeça com essas coisas, que são bem burocráticas.

Vista da minha sala

No banheiro eu trocarei a pia por um armário e cuba de sobrepor

Banquinho para descansar

Futuro pomar...

...que já tem até amora!


Lavanderia

Área de lazer das crianças com grama sintética

Salão de festas

Churrasqueira


Vista noturna

Neste dia ainda não imaginávamos o quanto gastaríamos com reforma, que sempre é mais que o nosso salário permite... também não sabíamos que teríamos vários contratempos, mas isto é assunto para outro(s) post(s).
A partir de agora vocês poderão conferir a saga da reforma e construção do nosso lar com a nossa cara!

Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário